Evento reúne gestores municipais de assistência social dos Estados do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins.
Aberto na quarta-feira (9) segue até esta sexta-feira (11), no Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), em Belém, o XXIII encontro regional do Congemas - Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, sob o tema "Caminhos para a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social no Brasil: o desafio coletivo da eliminação da fome e da pobreza”.
O objetivo do encontro é capacitar gestores e técnicos do SUAS, promovendo espaços de discussão e elaboração de propostas para o avanço na política pública de Assistência Social na região Norte e em todo o país.
“Parabenizo o governo federal pelo espaço já dado de reconstrução e construção da nova política de assistência social. O Estado existe para quem mais precisa de política pública e quem cuida das pessoas mais veneráveis somos nós. Então é importante nos mantermos unidos e organizados, para assim manter as nossas pautas no Município, no Estado e na União. Que sigamos, a cada dia, na busca por uma sociedade onde as pessoas não precisem ser chamadas de vulneráveis, onde a extrema pobreza não precise ser pauta. Vamos buscar uma política estratégica de assistência social no sentindo de exterminar a pobreza em nossos estados e no nosso Brasil”, frisou o Secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocencio Gasparim.
O secretário nacional de assistência social, André Quintão, também destacou a importância do evento e da presença do Congemas para a região Norte.
“O colegiado de gestores municipais, em especial a organização na região Norte, é fundamental para o compartilhamento de experiências e para a apresentação de demandas coletivas ao governo federal, em especial para contribuir na efetivação do chamado fator amazônico. O Brasil tem uma dimensão continental, cada região tem as suas particularidades e aqui nós precisamos enfrentar desafios com a participação de gestores, trabalhadores, além dos movimentos sociais. Portanto o CONGEMAS é o polo aglutinador de todas essas especificidades”.
O encontro ainda reúne gestores municipais de assistência social do Pará, Amazonas, Acre, Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins e é preparatório para o encontro nacional do Colegiado, em Pernambuco no próximo mês de outubro.
Nesta quinta-feira, os participantes terão acesso a cinco painéis temáticos ao longo do dia. Já na sexta-feira, haverá o painel final e sete oficinas simultâneas de capacitação durante a manhã. Na parte da tarde, ocorrerá a conferência de encerramento com o tema "Pacto Federativo e Agenda para a reconstrução do SUAS".
O presidente do Congemas, no Pará, Heitor Pinheiro, reafirma que o evento aproxima as regiões e provoca a troca de saberes e o fortalecimento do SUAS nas 12 regiões do Estado. “A importância desse encontro é nos aproximarmos cada vez mais. Nós somos a maior região geográfica do Brasil e a distância as vezes não facilita o diálogo. Esse encontro tem como objetivo principal a aproximação, a troca de experiências, a promoção de debates sobre assuntos da Amazônia e reconstrução do SUAS. É importante fazer pactuações que seja para promover, cada vez mais, o SUAS na região amazônica”, defendeu.
A mesa de abertura ainda contou com a presença do Prefeito de Belém- Edmilson Rodrigues, do Secretário Adjunto de Assistência Social da Seaster - Valdo Filho, do Presidente Nacional do Congemas - Elias Oliveira, alem de Deputados, Vereadores e Presidentes dos Colegiados dos Estados da região Norte.
Contribuição de Jully Rocha
