Início >> Noticia >> Seaster realiza Encontro Estadual do Programa Acessuas Trabalho

Seaster realiza Encontro Estadual do Programa Acessuas Trabalho

Gestores e técnicos municipais receberam orientações técnicas para a operacionalização do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), foi iniciado na segunda-feira (25), no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), e encerra na terça-feira (26), em Belém.

O Acessuas Trabalho atua no âmbito da Política Nacional de Assistência Social. Para o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), o programa funciona como articulador entre a rede socioassistencial e outras políticas que se propõe a desenvolver ações voltadas para a garantia de direitos e cidadania das pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social a partir do acesso a serviços e da inclusão no mundo do trabalho.

Para o Coordenador da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Seaster, Antônio Sena, as instruções devem contribuir para o cumprimento das ações de apoio, acesso e permanência dos usuários da rede sociassistencial no mundo do trabalho. “Esse encontro não só visa dar orientação sobre a execução do programa. Ele também busca instruir os gestores de como buscar parceiros para realização de qualificações profissionais dentro do Estado. Essa estratégia pretende incluir e garantir o acesso aos usuários da rede socioassistencial no mundo do trabalho.”

O encontro,m contou com a participação de gestores e técnicos de 33 municípios que buscam parâmetros metodológicos para a execução do programa nacional. Além disso, a programação do encontro garantiu o dialogo entre os participantes. Com isso, eles puderam compartilhar suas experiências e vivências de seu dia a dia no que diz respeito à vulnerabilidade social dos usuários. A partir das explicações dadas, técnicos e gestores poderão guiar os usuários no desenvolvimento de suas habilidades rumo ao empreendedorismo.
Vai para Destaques ?:
SIM