Início >> Noticia >> Lar da Providência leva idosos para momento de lazer
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

Lar da Providência leva idosos para momento de lazer

  Em sessão especial, na última sexta feira (10), idosos da Unidade de Apoio a Pessoa Idosa Lar da Providência, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e da Casa do Idoso puderam desfrutar de momento de descontração durante a exibição do filme “Meu Malvado Favorito”, no Parque Shopping, em Belém. O evento foi fruto da parceria entre as gerências do abrigo e da rede Cinépolis, que anualmente disponibiliza uma sessão como serviço social.

A gerente do Lar da Providência, Lilian Gusmão, buscou levar essa oportunidade para que os idosos que vivem no abrigo pudessem ter uma opção de lazer fora do local e estendeu o convite à Casa do Idoso, no intuito de promover a socialização entre os grupos.

“Muitos dos nossos idosos nunca tinham ido ao cinema e muitos tinham ido há muito tempo, numa época em que a tecnologia era outra. Por isso procurei a gerência da rede Cinépolis que tem um projeto de acessibilidade para as pessoas que não podem pagar para virem ao cinema uma vez por ano em uma sessão gratuita”, explicou Lilian Gusmão.

A secretária titular da Seaster, Ana Cunha, exalta a importância de investir em momentos lúdicos para os idosos que vivem nos abrigos. “Tirá-los do ambiente do abrigo para que participem de atividades que envolvem o lúdico e o social contribui significativamente para a qualidade de vida desses idosos”, pontuou.

De acordo com a assistente social do Lar da Providência, Selene Mendes, além das funções básicas, como alimentação, vestuário e outras assistências, uma importante proposta do abrigo é manter o vínculo dos moradores com a comunidade. “Todo ser humano tem sua vida em família, mas também tem a sua vida social e, através dessas atividades, nós procuramos manter essa parte da vida deles”, ponderou.

Já a gerente do Cinépolis, Josilene Nascimento, explicou que essa é a primeira vez que a sessão é voltada para o público idoso. “O Projeto ‘Vamos todos a Cinépolis’ foi criado para crianças carentes que não têm acesso ao cinema. Ele veio para o Brasil em 2015, nós estamos na quarta edição e essa é a primeira vez que disponibilizamos para idosos. Nosso objetivo é levar felicidade e entretenimento para eles”, disse.

Aos 86 anos de idade, a moradora do abrigo, Maria Zeferino, considera que atividades externas, como o passeio ao cinema, são uma oportunidade de viverem experiências novas, já que não podem mais sair sozinhos. “Quando temos uma oportunidade como essa, é muito bom. As vezes vamos à praça ou à igreja, fomos agora na festa de Nazaré e isso nos deixou muito alegres”, considerou.