Início >> Content >> DAS
  • Increase
  • Decrease

Current Size: 100%

DAS

A Diretoria de Assistência Social tem como competência coordenar, formular, executar, monitorar e avaliar, em âmbito estadual, as ações de proteção social básica e proteção social especial, observando as diretrizes constitucionais da Política de Assistência Social e sua regulamentação pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, normatizações do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e as demais legislações que se tornarem vigentes.

Diretora: Elizanete da Silva Viterbino

Telefone: (91) 3239-1405
E-mail: seasterdas@gmail.com  

Assessoria Técnica: Luciana Maria Corrêa Malcher e Waldiléia da Luz Corrêa

                                    

ORGANOGRAMA DA DAS:

Coordenadoria de Proteção Social Básica - CPSB

Desenvolve ações de monitoramento, capacitação e assessoria técnica aos gestores, técnicos e dirigentes de unidades públicas responsáveis pela execução da Política Pública de Assistência Social. Oferece subsídios técnicos, teóricos e operacionais, buscando potencializar os 144 municípios paraenses na implantação e implementação dos serviços, programas e projetos de Proteção Social Básica ofertados, principalmente nos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS ou a eles referenciados, contribuindo no combate das desigualdades sociais e regionais.

Gerente: Antônio Carlos Costa Sena

Telefone: (91) 3239-1445/1408
E-mail: seasterbasica@gmail.com

 

Coordenadoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade - CPSEMC

A Coordenadoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade tem como objetivo fortalecer a rede socioassistencial da proteção social especial de média complexidade por meio de monitoramento, assessoramento, capacitação e organização da oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado implementados pelos municípios nas unidades públicas estatais: Centro de Referência de Assistência Social – CREAS; Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua - Centro POP e Centro-Dia de Referência para Pessoa com Deficiência.

Participa do Comitê Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, do Fórum Paraense de Erradicação do Trabalho Infantil e do Fórum Paraense de Aprendizagem Profissional.

Participa como membro do conselho gestor na condição de suplente PPCAAM, PROVITA, trazendo as discussões para os desdobramentos que competem à assistência social.

Coordena, em nível, estadual, as Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - AEPETI.

Coordenadora: Norma Miranda Barbosa

Gerente: Wanda Nazareth Nogueira de Carvalho

Telefone: (91) 3239-1444

E-mail: seaster.mc@gmail.com

 

Coordenadoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade– CPSEAC

A Coordenadoria de Proteção Social Especial de Alta Complexidade é responsável por planejar, coordenar, monitorar e avaliar as ações desenvolvidas pelas unidades de acolhimento nos municípios paraenses, oferecendo subsídios técnicos, teóricos e operacionais aos gestores e técnicos responsáveis pela execução da Política Pública de Assistência Social, buscando também potencializar o processo de municipalização e regionalização dos serviços de Alta Complexidade.

Atualmente, de forma complementar, o Estado ainda executa serviços de acolhimento ao Migrante em trânsito – Casa de Passagem Domingos Salim Jacob Zahluth, Pessoas Idosas - Unidade de acolhimento para Idosos Lar da Providência e Nosso Lar Socorro Gabriel, Casas-Abrigo para Mulheres Vítima de violência doméstica em Marabá, Altamira, Santarém e Belém.

Coordenadora: Karla Simoni Damasceno Coelho de Lima

Gerente: Clemildes Socorro Jardim Nunes

Telefone: (91)3219-4419

E-mail: seaster.ac@gmail.com

 

Coordenadoria de Educação Permanente e Gestão do Trabalho - CEPGT

A Coordenadoria de Educação Permanente e Gestão do Trabalho contribui para aprimorar a gestão do SUAS e qualidade da oferta dos serviços socioassistenciais. Visa garantir a valorização do trabalhador do SUAS por meio de uma Política Nacional de Capacitação, fundada nos princípios da educação permanente que promova a qualificação de trabalhadores, gestores e conselheiros da área, de forma sistemática, continuada, sustentável, participativa, regionalizada e descentralizada, para que possam garantir o direito socioassistencial do cidadão, melhorar a qualidade da gestão e oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios, bem como melhorar a qualidade do controle social e gestão participativa do SUAS.

Coordenadora: Sandra Regina Maria Margalho Figueiredo

Gerente: Aracy Nazaré da Silva Farias

Telefone: (91) 3239-1410

E-mail: seaster.gestaodotrabalho@gmail.com

 

 

Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial 

A Coordenadoria de Vigilância Socioassistencial tem por finalidade produzir, sistematizar, analisar e disseminar informações territorializadas sobre as dimensões:

- De vulnerabilidade, risco social que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos;

- Do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.

A Vigilância Socioassistencial constitui-se uma área de produção de informação e conhecimento fundamentais para subsidiar a gestão, regulação, monitoramento e avaliação do SUAS.

Coordenadora: Maria do Socorro de Menezes

Telefone: (91)3239-1446

E-mail: seas.vigilanciapa@gmail.com

 

 

Centro Integrado de Inclusão e Cidadania – CIIC

O Centro Integrado de Inclusão e Cidadania é uma unidade referência na região norte na promoção de políticas públicas integradas voltadas para Pessoa com Deficiência.

O CIIC desenvolve ações e serviços intersetoriais nas áreas de assistência social, saúde, trabalho, emprego e renda, habitação, inclusão digital, esporte e lazer, entre outros, através de parcerias com instituições governamentais e não governamentais. Tem como objetivo promover a habilitação e reabilitação da Pessoa com Deficiência e a promoção de sua inclusão à vida comunitária, à proteção social, à defesa e garantia dos direitos, articulando-se às políticas públicas de âmbito nacional, estadual e municipal e movimentos organizativos da sociedade civil.

End.: Av. Alm. Barroso, nº1765 – Bairro: Marco (entre Tv. Angustura e Tv. Barão do Triunfo) CEP: 66093-020 - Belém-PA

Telefones: (91) 3276-6161 Administração – (91) 3277-2812 Portaria

E-mail: ciic.seas.pa@gmail.com

 

  • ACOLHIMENTO PSICOSSOCIAL 

É o setor responsável pela acolhida da pessoa com deficiência, cuidador, familiares e comunidade em geral. É formado por uma equipe multiprofissional que conta com assistente social, psicóloga e pedagoga. Realiza as primeiras aproximações com o usuário no sentido de acolher expectativas, levantar demandas e encaminhar para rede de serviços de direitos da pessoa com deficiência.

Telefone: (91) 3276-1339

E-mail:  acolhimentociic@gmail.com

 

  • SINE - Sistema Nacional de Emprego – SEASTER

A intermediação de mão de obra (IMO) é uma ação que objetiva a inserção ou reinserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema Nacional de Emprego – SINE dispõe de informações acerca das exigências dos empregadores ao disponibilizarem suas vagas para junto aos SINES. O SINE/CIIC possui um atendimento especializado para pessoas com deficiência, bem como orienta e sensibiliza os atores envolvidos sobre a Lei de Cotas nº 8.213/91.

Telefone: (91) 3277-4214

E-mail: sinebelempcd@gmail.com

 

  • CHEQUE MORADIA ESPECIAL – SEASTER/COHAB

​Serviço que tem como objetivo conceder às pessoas com deficiência e pessoas com outros tipos de incapacidades, moradia digna e acessível, através de reforma de seus imóveis ou construção de novas unidades habitacionais.

Telefone: (91) 3277-3674

E-mail:  chequemoradiaespecial@gmail.com

 

 

  • CENTRAL DE INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS – CILPA

A CILPA oferece atendimento especializado em tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), intermediando a comunicação entre a pessoa ouvinte e a pessoa com deficiência auditiva. Presta atendimento nas áreas de saúde, justiça e cidadania através de esclarecimentos, informações e acompanhamento em serviços públicos previamente agendados.

Telefones: (91) 3277-1172/ 3277-0264

E-mail: cil.pa.belem@gmail.com

 

  • INFOCENTRO: Informática Básica

Desenvolve projeto de inclusão digital para pessoas com deficiência, através de cursos e oficinas de informática. Conta com equipamentos especializados em tecnologia assistiva e softwers acessíveis à PcD.

E-mail: infocentrociic@yahoo.com.br

 

  • SAÚDE BUCAL - SESPA

Serviço Odontológico Especializado com suporte de uma equipe multiprofissional (Médico Clínico, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Técnico de Enfermagem e Assistente Social).

E-mail: sespaciic@hotmail.com